18 de mar de 2011

Música e teatro agitam a programação cultural do final de semana


O final de semana promete boas opções culturais, com show musical e espetáculo teatral. Amanhã à noite, no Teatro Municipal Miguel Cury, o grupo Barbatuques apresenta o show ‘Corpo do Som’, após uma série de apresentações no exterior. O grupo é conhecido pela utilização do próprio corpo como instrumento musical. No domingo, 20, o público poderá conferir a retomada do Circuito Cultural Paulista, com a apresentação do espetáculo ‘Rancor – Farsa Intelectual’. Com texto de Otávio Frias Filho e direção de Ivan Feijó, o espetáculo aborda os conflitos de uma redação de jornal.

Em 2010, o Barbatuques se apresentou em países como a França, a China, Estados Unidos e na Copa do Mundo da África. Depois desta temporada no exterior o Barbatuques vem se apresentando em várias cidades do interior de São Paulo. Referência internacional em música corporal, o grupo faz show com composições próprias, improvisações, interações junto à platéia e adaptações de ritmos e cantos brasileiros e de outras partes do mundo. Uma animada orquestra rítmica de percussão e canto que resulta numa aquarela de sons orgânicos. O Barbatuques foi contemplado pelo Prêmio TIM de Música como Melhor Grupo de MPB (2006) e indicado ao Prêmio 2010 da Revista Quem, categoria música. Possui dois álbuns lançados, “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005), e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007). O show começa às 20h30 e os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

No domingo, 20, também no Teatro Municipal Miguel Cury, o espetáculo ‘Rancor – Farsa Intelectual’ inicia a série de apresentações do Circuito Cultural Paulista, programa desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ourinhos. O texto de Otávio Frias Filho discute a indústria cultural, o esgotamento das formas de expressão criativa e a ditadura midiática exercida na sociedade de consumo. Para o diretor Ivan Feijó, “o texto é atualíssimo, ágil, irônico, com um senso de humor refinado, que deixa claro que a sociedade foi espetacularizada e manipulada pelos meios de comunicação, pela cultura letrada e pelas instituições corruptas, que manipulam as sensibilidades e os gostos, padronizando esteticamente os desejos”. A apresentação de ‘Rancor- Farsa Intelectual’ será às 20h30 e a entrada é franca. Os convites devem ser retirados antecipadamente.

Mais informações sobre a agenda cultural do final de semana através do telefone (14) 3302.3344 ou culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Nenhum comentário: