25 de mar de 2011

Começa hoje o Curso de Formação de Agentes Culturais em Oficinas Criativas

"O objetivo do curso é formar profissionais capazes de aplicar oficinas de iniciação artística junto à população, proporcionando o contato criativo com a arte" - Neusa Fleury

Começa hoje o ‘Curso de Formação de Agentes Culturais em Oficinas Criativas’, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O curso será desenvolvido durante o ano e está dividido em cinco diferentes módulos.

“O objetivo é formar profissionais capazes de aplicar oficinas de iniciação artística junto à população, proporcionando o contato criativo com a arte”, explica a secretária de Cultura Neusa Fleury. Os conteúdos dos cursos proporcionarão aos participantes a aquisição de dinâmicas, jogos, brincadeiras, estimulando a criação para o trabalho arte-educativo. O foco pedagógico é a ligação entre a cultura e a educação.

O diretor de Programas Culturais da Secretaria de Cultura e coordenador do curso, Valdir Grandini, observa que “a procura foi tanta que tivemos que ampliar as vagas e ainda restam cerca de 15 pessoas que estão numa lista de espera. O que notamos no perfil dos inscritos, foi a presença significativa de produtores e gestores culturais das cidades da região, interessados em referências arte-educativas. Temos agentes culturais interessados em desenvolver projetos, educadores sociais ligados ao poder público, empresas e organizações sociais, professores e até profissionais que, já aposentados, desejam contribuir se apropriando e atuando com práticas criativas”.

‘Oficinas Criativas e Ação Cultural na Cidade’ é o tema deste primeiro módulo. O tema do segundo módulo, que acontece nos dias 28 e 29 de maio, será ‘Teatro Educação: leituras semióticas do Galileu de Brecht’. O curso é realizado no Espaço Cultural Alternativo, equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Rua Paulo Sá, 210.


Nenhum comentário: