
Hoje (19) pela Mostra Principal serão exibidos os filmes O Show da Verdade, de Henrique Hoffmeister e Caio Mello do Rio de Janeiro, a animação Balanços e Milkshakes, dirigido por Erick Ricco e Fernando Mendes, de Belo Horizonte (MG), Operação Mamãe, também do Rio, Ballet das Coisas, de Bruna Granucci de Florianópolis (SC), a premiadíssima animação de César Cabral, Dossiê Rê Bordosa e o curta A Mais Forte, dirigido por Rick Mastro.
Às 14h tem início a Mostra Infantil, uma seleção seis filmes brasileiros que serão exibidos para os alunos da rede municipal de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além do prêmio concedido pelo júri oficial, nesta categoria são as crianças que escolhem o filme que vai levar o troféu Gato Preto.
Na noite desta terça (19) a competição é exclusiva para os filmes realizados em Ourinhos. Serão exibidos sete filmes e o Melhor curta ourinhense será escolhido através de Júri Popular. O filme mais votado pelo público leva o troféu Gato Preto e mais R$ 2 mil. Os filmes ourinhenses que concorrem nesta noite do 6º Curta Ourinhos são: Além do Olhar, uma animação realizada em oficina com educadores e desenhistas de Ourinhos em 2009; Com Licença, a Ferrovia, dirigido por Rafael Lefcadito, o filme documenta as perspectivas para a linha férrea que atravessa o centro da cidade desde seu surgimento. Com abordagem histórica, o filme foi produzido pelos alunos da oficina de vídeo documental do projeto ProMenino. Outro documentário é 10 anos do Festival de Música, de Bernardo Fellipe Seixas.
Racismo, filme produzido pelos alunos da escola Josefa Cubas da Silva, traz debates, pesquisas e a iniciativa dos integrantes das oficinas do Ponto de Cultura Para Ler o Mundo. Os alunos foram às ruas realizar entrevistas sobre o tema, conversar com professores, profissionais e pessoas que atuam em movimentos pela igualdade racial. A coordenação é de Solange Rocha e José Luiz Martins. Outra produção do jornalista José Luiz é o documentário A(o)gosto das Letras, sobre o evento literário realizado na cidade no mês de agosto.
Para encerrar a noite Curta Ourinhos os filmes ENbriaguez, de Caio Souza do Nascimento e o Homem Nú, dirigido por Alex Sampaio Lima. O primeiro traz o ator Paulo Victor Chierentin como um escritor compulsivo pela produção de um trabalho alter ego que transtorna sua personalidade e seu convívio social. O segundo é uma produção coletiva da oficina Imagem Ativa do programa VivOurinhos. A animação é inspirada no conto O Homem Nú de Fernando Sabino.
Após a exibição o público participa de um bate-papo com os produtores Rafael Lefcadito, José Luís Martins, Alex Sampaio, Fellipe Seixas, Paulo Vitor, Pedro Faber e Caio Souza do Nascimento.
O 6º Curta Ourinhos é realizado pela Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP) e Proac, da Secretaria de Estado da Cultura. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.
Nenhum comentário:
Postar um comentário