18 de out. de 2010

Circuito SESC de Artes em Ourinhos dia 23


Dia 23 (sábado) o Circuito Sesc de Artes oferece uma diversidade de ações culturais à partir das 17h na praça Mello Peixoto. O imaginário da praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo da programação, que traz uma série de atividades intervindo no espaço público e propondo uma suspensão no cotidiano. Música, dança, literatura, teatro, artes visuais, circo e teatro integram o programa.
O Circuito SESC de Artes 2010 percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, levando mais de 200 artistas e outros 200 profissionais em 16 dias de programação.Em Ourinhos a atividade tem o apoio do programa VivOurinhos da Secretaria Municipal de Cultura.
Entre as atrações artísticas previstas para Ourinhos estão o sarau Suburbano Convicto com o escritor Alessandro Buzo, atividades de artes visuais, como Desenhar uma Árvore, Fios no Espaço e Outras Oficinas, com a ilustradora Laura Teixeira e o arquiteto Marcelo Salum. O grupo circense Acrobáticos Fratelli apresenta o número Brincadeiras e o carioca Gerson King Combo, um dos maiores nomes da black music brasileira, faz show às 20h30 na praça Mello Peixoto. Confira a programação completa:

17h
DESENHAR UMA ÁRVORE, FIOS NO ESPAÇO e OUTRAS OFICINAS
Artes Visuais
Laura Teixeira e Marcelo Salum.

A partir do livro “Disegnare un albero”, do designer italiano Bruno Munari (1907-1998), serão desenvolvidos exercícios sobre temas como desenho de memória, desenho de observação e desenho de árvores “malucas” como preparativos para a construção coletiva de uma árvore de papel. Laura Teixeira é ilustradora e designer. Fundou em 2005 a revista Charivari e colaborou com publicações como o jornal Folha de S.Paulo e as revistas TAM Kids, TPM, Garabattage (Barcelona) e Pororoca. Marcelo Salum é formado em arquitetura e urbanismo. Atua na área das artes visuais em diversas linguagens, gravura, vídeo, fotografia e instalações.

Jogo Acervo Sesc de Arte Brasileira: Com o objetivo de aproximar o universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens impressas de algumas obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões educativas relacionadas com os trabalhos artísticos apresentados.

17h30
REPÓRTER ABELHA
Literatura
Coordenação: Aldo Quiroga
Com Cristian Cansino

Com a missão de descobrir quais são as referências literárias dos moradores da cidade por onde passa, o vídeo-repórter faz rápidas entrevistas sobre o que as pessoas estão lendo no momento, quais são seus poetas e escritores preferidos. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco promovendo um encontro das respostas registradas com o público.

 SUBURBANO CONVICTO
Sarau
Alessandro Buzo (SP)

Suburbano convicto é um sarau idealizado e apresentado por Alessandro Buzo com o objetivo de espalhar a poesia e a literatura em lugares como a Livraria do Bixiga e a Casa de Cultura do Itaim Paulista, locais que abrigam saraus literários e encontros com escritores em São Paulo. Na apresentação, quatro poetas apresentam seus textos acompanhados por instrumentos de percussão. Todas as pessoas podem participar com suas poesias, minicontos e outros textos. Alessandro Buzo é escritor, promove o Favela Toma Conta, Suburbano em Debate, Suburbano no Centro e foi apresentador do quadro Buzão – Circular Periferico no Programa Manos e Minas da TV Cultura. Participam Vagner de Sousa, fundador do Sarau da Brasa, na Vila Brasilândia, Michel Yakini, idealizador e apresentador do Sarau Elo da Corrente, em Pirituba, e Emerson Alcalde, membro-fundador da Cia. Extremos Atos da Cooperativa Paulista de Teatro.


18h
BRINCADEIRA
Circo
Grupo Acrobáticos Fratelli (SP)
Direção: Kiko Caldas e Isabela Graeff

Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras da infância com teatro, esquetes e música ao vivo. A Brincadeira começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde mora o sonho e a fantasia. Fundado em 1986, o grupo Acrobático Fratelli desenvolve um trabalho eclético nas áreas circense, teatral e cinematográfica. Elenco: Carlos Caçapava, Carolina Costa, Eduardo Mantovani, Kiko Caldas, Martin Sabatino, Ricardo de Paula, San Santiago e Vagner Junqueira.


19h
PERFUME PARA ARGAMASSA
Dança
Kleber Damaso e Viviane Domingues (GO)

Perfume para Argamassa é um ensaio poético e visual feito para paisagens urbanas. A partir de movimentos corporais e da interação com fotografias de espécies botânicas projetadas em superfícies arquitetônicas, o espetáculo busca indagações sobre os lugares que abrigam e impulsionam a dança. Kleber Damaso é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Atualmente desenvolve o projeto Construções Antropomórficas – reinvenções do corpo na fotografia de Karl Blossfeldt e na animação de Lotte Reiniger. Viviane Domingues é bailarina e atua como pesquisadora e performer no projeto Intersecções entre os Sentidos e a Ausência.


19h30
AMOR PRO ANEXINS
Teatro
Cia. Cirquinho do Revirado (SC)
Direção: Lourival Andrade
Texto: Arthur Azevedo

Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho solteirão Isaías que tenta conquistar Inês através dos anexins - ditados populares e provérbios. Ela, viúva de seu primeiro casamento e desiludida do novo pretendente, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, resolve enfrentar o velho rabugento também por interesse no dinheiro dele. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, é desafiado a não falar anexins durante meia hora. A história é costurada pelo mestre de pista, papel criado para abrir e fechar a peça, fazer a sonoplastia e a contra regragem cênica. O espetáculo propõe uma espécie de reflexão de valores. Foi escrito por Arthur Azevedo aos 15 anos, em 1870, época em que saber muitos anexins significava ter muito dinheiro e pertencer à elite. Elenco: Yonara Marques, Fabiano Perucci e Reveraldo Joaquim.


20h30
GERSON KING KOMBO e SUPERGROOVE
Música – Rio de Janeiro

Gerson King Combo é um dos maiores nomes da black music brasileira. Carioca, formado nos bailes dos anos 70 há mais de 30 anos, mantém uma carreira respeitada sendo conhecido com o "James Brown brasileiro". Ao lado da banda Supergroove, formada por talentosos jovens músicos do Rio de Janeiro apresentam um show com repertório que traz o melhor do rei do soul e funk brasileiro.


22h
LIBRARY
Artemídia
 Fernando Velázquez (SP) e Francisco Lapetina (URU)

Fernando Velázquez apresenta uma performance de live cinema em que investiga questões relacionadas ao cotidiano contemporâneo: privacidade, monitoramento e controle como elementos que influenciam na formação de um indivíduo. A trilha sonora é de Francisco Lapetina, músico que trabalha em diversos campos expressivos que vão desde a música pop e eletrônica, a trilhas sonoras para obras de teatro, dança e multimídia. Library, que já foi apresentada na Mostra Live Cinema 2009 e no Festival de Arte Digital (BH) 2010, faz alusão à pasta de mesmo nome, comum a praticamente todos os softwares de computador. Um espaço de armazenamento de componentes modulares, expansíveis, por vezes intercambiáveis, mas sempre essenciais ao funcionamento da máquina.



Nenhum comentário: