16 de jul. de 2010

Recital de piano com Flávio Varani no Teatro
Pianista comemora 55 anos de carreira internacional e é professor do X Festival. 

Dentre os quarenta cursos oferecidos pelo Festival de Música de Ourinhos, um dos mais procurados é o de Piano Erudito. Em 2010 não podia ser diferente: este curso foi um dos primeiros a ter as vagas esgotadas. Além do fascínio exercido pelo piano, contribui para isso a escolha do professor. Flávio Varani conta 55 anos de carreira como pianista. Nesse período, percorreu o mundo, encantando platéias com sua técnica apurada e sensibilidade.


Já se apresentou em países como França, Japão, Alemanha, a antiga União Soviética,Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela e Equador. Por onde passou, recebeu elogios rasgados da crítica e público. Tocou em algumas das salas de música mais clássicas do mundo, como o lendário Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque; e em festivais como o Newport Music Festival e Cotignac Festival. Além disso, é um pianista premiado: ganhou o primeiro lugar na Chopin International Competition, em Maillorca; recebeu o prêmio Musician of the Year, concedido pela Michigan Foundation, e o de Melhor Instrumentista Clássico, concedido pelo Detroit Music Award. Além de todos esses predicados, Varani é professor catedrático da Universidade de Oakland, nos EUA.
Com um currículo como este, ninguém duvida que o curso de piano erudito da décima edição do Festival de Música de Ourinhos está em excelentes mãos. Contudo, não apenas os estudantes, mas também o público, terão a oportunidade de apreciar o concerto de Flávio Varani no dia 19 de julho, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury. No repertório, peças de Villa-Lobos, Chopin e Beethoven.

Vídeo: Flavio Varani - Concerto em Paris, outubro de 2009 - Estudo n°10 (pour les sonorités opposées); n°12 (pour les accords). Vidéo Cercle Paul Paray. 

Nenhum comentário: