11 de mai. de 2010

Cultura lança ‘Prêmio de Fomento a Produções Culturais e Oficinas Criativas’
Contemplados receberão até 10 mil Reais para desenvolverem seus projetos

A abertura de editais para a escolha de projetos culturais apresentados pela comunidade é uma prática inovadora que reconhece a cultura como criação da sociedade e se consolida em todas as instâncias do governo. Ourinhos saiu na frente na região e lançou neste mês o ‘Prêmio de Fomento a Produções Culturais e Oficinas Criativas’. Os projetos selecionados receberão até 10 mil Reais para a realização de propostas culturais no período de agosto a dezembro deste ano.

Esta é a primeira vez que a prefeitura de Ourinhos adota este formato de financiamento cultural. O edital possibilita a apresentação de projetos em duas categorias: “fomento a produções culturais” e “realização de oficinas criativas”. Cada concorrente pode inscrever apenas um projeto, em nome de pessoa física ou jurídica, atendendo aos requisitos do edital, que está disponível aqui no curtaourinhos.blogspot.com e também no www.ourinhos.sp.gov.br.

“Apoiar projetos culturais através de editais públicos é uma das propostas do programa VivOurinhos da secretaria de cultura. Estamos amadurecendo esta idéia há meses, sempre pensando no objetivo principal, que é a democratização da produção cultural. Os grupos artísticos das mais variadas linguagens podem propor idéias que pretendam realizar. Se aprovados, terão apoio financeiro da Prefeitura de Ourinhos”, explica a Secretária de Cultura, Neusa Fleury (foto).

No próximo dia 20 (quinta) a Secretaria de Cultura promove um encontro com os artistas, produtores culturais e todos os interessados em participar do concurso. Este encontro vai apresentar o edital completo, o formulário de elaboração de projetos e transmitir orientações sobre as diretrizes e regras do concurso. “Vamos falar sobre as expectativas do poder público e da dinâmica cultural que estes projetos vão estabelecer na cidade. Esta é uma grande oportunidade para os participantes tirarem todas as dúvidas antes da elaboração de suas propostas”, comenta o Diretor de Programas Culturais da Secretaria de Cultura, Valdir Grandini. Este encontro será na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde às 19h30.

Podem se inscrever na categoria “Fomento a produções culturais” pessoas físicas ou jurídicas que apresentem propostas para montagem e circulação de processos culturais nas áreas de: artes de rua; artes plásticas; artesanato; cultura integrada e popular; circo; dança; música; teatro; cinema e videografia; fotografia; literatura e memória e patrimônio histórico-cultural.

Quem quiser apresentar projetos para a realização de oficinas criativas deve abordar as seguintes linguagens: musicalização, dança, criação literária, artes plásticas, artesanato, cultura integrada, circo, teatro, cinema e vídeo, fotografia ou memória e patrimônio histórico-cultural. É preciso entender bem o objetivo do edital, que vai selecionar propostas de oficinas onde se pratica a iniciação ao aprendizado das linguagens artísticas, casado às pedagogias arte-educativas.

Os projetos inscritos passarão por seleção, sendo escolhidos por comissão designada pela Secretaria de Cultura. Para o projeto ser selecionado, será observados a clareza e coerência na proposta, criatividade e enriquecimento de referências estéticas, retorno de interesse público, descentralização da produção e circulação culturais, valorização da memória histórica da cidade e o currículo do proponente. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: