29 de abr. de 2010

Hoje, na Biblioteca, acontece o lançamento do projeto “Ano da Leitura em Ourinhos”

Hoje, às 20h, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, na Rua São Paulo, 146, acontece o lançamento oficial do projeto “Ano da Leitura em Ourinhos” e a inauguração do Ponto de Cultura “Para ler o mundo”.
O projeto “Ano da Leitura em Ourinhos” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP). Dentre as ações previstas estão a remodelação do espaço da Biblioteca, a aquisição de livros e a implantação de novos espaços de leitura. Além disso, estão previstas atividades como oficinas literárias, lançamento de livros e o evento A(o)Gosto das Letras, que une literatura e gastronomia e que acontece no mês de agosto. A mudança de prédio da Biblioteca- ramal “Clarice Lispector” da Vila Margarida para um espaço mais adequado também é objetivo do projeto, e deve acontecer no mês de maio. Todas as iniciativas visam estimular o hábito da leitura e valorizar a literatura. Para a secretária de Cultura, Neusa Fleury, “o projeto pretende valorizar a leitura como atividade que promove o desenvolvimento humano de maneira geral. Vamos falar bastante sobre isso, especialmente para motivar as famílias na formação do hábito da leitura”.
Além do lançamento oficial do projeto “Ano da Leitura em Ourinhos”, que em 2010 faz homenagem à escritora Clarice Lispector, na noite de hoje também será inaugurado o Ponto de Cultura “Para ler o mundo”, que está sendo coordenado pela Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP) em parceria com a Secretaria de Cultura.
Rogério Singolani, presidente da AABIP, explica como funciona o Ponto de Cultura: “Trabalhamos com crianças e adolescentes em quatro escolas de bairros diferentes da cidade. As atividades do Ponto envolvem as linguagens do teatro, fotografia, vídeo, contação de histórias e artes visuais. É uma proposta inovadora em arte-educação, e a Associação está muito empenhada em seu sucesso”.
O projeto “Ano da Leitura em Ourinhos” já soma vários parceiros: escolas, secretarias municipais, órgãos de imprensa e a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACEO).

Serviço: Lançamento do projeto Ano da Leitura em Ourinhos e
inauguração do Ponto de Cultura Para Ler o mundo
Hoje, na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”, 20h.

Nenhum comentário: