30 de set. de 2009

Dia Internacional da Animação em Ourinhos

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Animação, com exibição gratuita de filmes de animação em várias cidades do país. O evento é promovido pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação, que espera para 2009 a participação de cerca de 300 cidades brasileiras.
Só no Estado de São Paulo serão 80 cidades exibindo filmes nacionais e internacionais. Em Ourinhos, o evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP. Dentre os filmes selecionados, destaque para Dossiê Rebordosa (foto), de César Cabral, produção que conquistou o prêmio de melhor filme e melhor animação brasileira na 16ª edição do Animamundi.
A data em que o evento acontece faz referência à primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. No dia 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. O evento é financiado pelo Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e pelo Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Em Ourinhos, O Dia Internacional da Animação será realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, a partir das 19h30, com entrada franca. Mais informações pelo telefone (14) 3302.3344 ou culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Nenhum comentário: