13 de ago. de 2009

Teatro Miguel Cury é o palco da abertura do 4º Dança Ourinhos

A quarta edição do Dança Ourinhos, que começa na noite do dia 21 de agosto (sexta) no Teatro Miguel Cury, traz o passado, presente e o futuro da arte do movimento para o palco. Gerações marcantes da dança, como Sônia Mota (foto), a experiente bailarina brasileira radicada na Alemanha, apresenta pela primeira vez no Brasil o solo 'Devagar'. Esta coreografia foi criada especialmente para comemorar os 20 anos de carreira internacional da bailarina. Sônia Mota foi solista do Balé da Cidade de São Paulo e na década de 80 desenvolveu uma técnica de dança contemporânea que ela chama de Arte da Presença, influenciando diversas gerações de intérpretes e criadores brasileiros e estrangeiros.

A segunda e grande estréia deste Dança Ourinhos 2009 é a coreografia Tchaikovsky Pás de Deux (foto), concepção de George Balanchine que será interpretada pela São Paulo Companhia de Dança. Este trabalho une dois nomes fundamentais para a dança de hoje, os russos Pyotr Tchaikovsky e George Balanchine. Tchaikovsky é autor de peças clássicas como Quebra Nozes, Lago dos Cisnes e a Bela Adormecida, e foi sobre este legado musical que Balanchine se inspirou para criar seu Pas de Deux. Balanchine revolucionou o bale clássico em criações abstratas e precisas, onde a música tem o papel fundamental num estilo que serve de inspiração até hoje. E para dançar estes dois gênios, a São Paulo Companhia de Dança, que com apenas um ano de atividades já tem em seu repertório os grandes nomes da dança.

Centro de Convivência - Dança Ourinhos traz espetáculos gratuitos ao ar livre
O Dança Ourinhos continua sábado (22) e domingo (23) com palco montado no Centro de Convivência 'Jornalista Benedicto da Silva Eloy'. Segundo os produtores da Coffee Studio, este será com certeza o ponto alto do Dança Ourinhos 2009. “Afinal, não é qualquer cidade que tem a honra de receber o elenco completo da São Paulo Companhia de Dança, a jovem companhia amparada pelo Estado de São Paulo com direção de Iracity Cardoso e Inês Bogéa e mais de 40 integrantes”, diz o produtor Afranio Bittencourt.
No sábado, o programa que será apresentado à partir das 21h, traz trabalhos de estilos e linguagens diversas e um elenco com grande técnica e versatilidade de interpretação. Para abrir o palco ao ar livre, 'Serenade' (foto) mais uma coreografia de George Balanchine com a música de Tchaikovsky, que parte dos movimentos básicos do ballet clássico também com interpretação da SPCD. Na sequência, a cia. paulista dança 'Tchai Pas'. Para encerrar a noite de sábado 'Gnawa', (foto) um das obras primas do coreógrafo espanhol Nacho Duato. Gnawa traz a contemporaneidade da dança conectada às forças da natureza, sol, fogo, terra e ar. A dança enquanto rito, uma comunhão entre os seres humanos e as forças do universo. Se em Serenade a relação com a musica é mais cerebral, aqui o coreógrafo insere um novo tema, a sensualidade. Balanchine e Duato, dois criadores fundamentais para entender a dança de hoje, são as atrações que a São Paulo Cia. de Dança leva ao Centro de Convivência.

Um “Sonho de uma noite de verão” domingo
Também no palco ao ar livre no domingo (23), a Cia. de Dança Palácio das Artes (MG) apresenta pela primeira vez no estado de São Paulo o espetáculo 'Sonho de uma noite de verão' (foto)com direção cênica de Gabriel Vilela e direção coreográfica de Cristina Machado. A livre adaptação da obra de Shakespeare traz a junção das linguagens da dança e do teatro. A apresentação começa às 17h.
Neste trabalho a companhia oficial de Minas Gerais mostra todo seu talento e maturidade artística nesta remontagem do clássico de Willian Shakespeare. A dança e o teatro se unem num mundo de sonhos e fantasias. Nobres, artesãos e deuses, três universos de personagens se interagem e se completam. Luzes e cenário completam o clima no Centro de Convivência. Imperdível!

Serviço

Dança Ourinhos 2009 - Todos os Sentidos • Festival de Dança Contemporânea
21 a 30 de agosto de 2009 em Ourinhos – SP • http://www.dancaourinhos.com.br/
Palco ao ar livre: espetáculos gratuitos
Centro de Convivência 'Jornalista Benedicto da Silva Eloy' - Praça Henrique Tocalino.
Teatro Miguel Cury: Espetáculos com ingressos populares: R$ 5 e 10
Rua Nove de Julho 496 – Ourinhos - (14) 3324-7848 / 3325-1539.

Nenhum comentário: