17 de ago. de 2009

Palestra 'Leituras de mundo' abre o A(o)gosto das Letras nesta terça (18)

Começa nesta terça (18) o A(o)Gosto das Letras, evento literário realizado pela Secretaria de Cultura de Ourinhos. O A(o)gosto das Letras vai reunir escritores, e pessoas ligadas à área da literatura numa programação que conta com lançamento de livro, palestras, encontro com cronistas, oficinas de criação poética e teatro de rua. ‘Leituras de mundo’ é o tema da palestra que abre o evento às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural Tom Jobim. Ministrada pelo Diretor de Programas Culturais da Secretaria de Cultura, Valdir Grandini (foto), a palestra é direcionada aos professores e coordenadores das oficinas do programa VivOurinhos e interessados em geral.
“O incentivo à leitura é uma proposta que se apresenta como alternativa para um melhor desempenho na área da educação brasileira, e tem sido bandeira levantada por governos em várias instâncias. É consenso a grande importância para um profissional de qualquer área a necessidade de compreensão de um texto escrito, o que valoriza o bom leitor e tem motivado projetos de estímulo à leitura ou à atividade literária”, comenta a Secretária de Cultura, Neusa Fleury .
Segundo a Secretária, a política cultural do governo do Estado de São Paulo tem demonstrado que o assunto merece atenção, e diversos projetos acontecem com objetivo de incentivar a leitura e valorizar o trabalho do escritor. “Além do “Viagem literária”, a realização do Festival da Mantiqueira, a criação de prêmios e editais para realização de projetos literários marcam a atual gestão”, diz Neusa Fleury.
O projeto A(o)gosto das Letras surgiu da necessidade de se discutir a literatura em Ourinhos, reunindo escritores, leitores, professores e profissionais que atuam na área literária. A cidade já é referência em eventos ligados à música e à dança e existe, já há algum tempo, uma expectativa muito grande em relação à criação de um evento que promova a literatura e as várias possibilidades de incentivo à leitura.
Para realizar o projeto A(o)Gosto das Letras, a Secretaria de Cultura buscou parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, entidade comprometida com a dinamização da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que vem articulando diversas ações de estímulo à leitura e a cultura de forma geral.
O evento reúne atividades para o público já iniciado na literatura, como o encontro com cronistas no dia 19, às 20 horas, na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, e o Sarau Literário – Leituras Portuguesas, que acontece na sexta, às 22 horas, na Casinha da Esquina, unindo os prazeres da leitura e da degustação, com leituras de autores portugueses.
As crianças terão espaço com a realização da Oficina Palavra Inventada, dia 21, às 9h30 e 15 horas, na Biblioteca Municipal, atividade de contação e recriação de histórias com Magali Flore (foto). E o público em geral poderá conhecer o poeta Manoel de Barros, assistindo o espetáculo ‘Ruas de Barros’, apresentado pelo grupo paulistano Chão e inspirado na obra do poeta matogrossense. No dia 22, o espetáculo será apresentado na Praça Mello Peixoto, às 11 horas. No dia seguinte acontece outra apresentação na Praça Benício do Espírito Santo, na Vila Margarida, às 10 horas.

Ainda nos dias 22 e 23, o grupo vai realizar duas oficinas: O Olhar e a Poesia (criação poética), na Biblioteca Municipal, e A Poesia do Corpo (interpretação teatral), no Espaço Cultural Alternativo.
O público poderá visitar também as exposições ‘Poemia à sombra do dia’, na Casinha da Esquina, com poesias de Ramiro Béccheri Cortez, publicadas em livro lançado recentemente. Já a Biblioteca Municipal, expõe algumas poesias de Manoel de Barros.
Mas um evento chama a atenção pelo inusitado do lugar onde vai acontecer. O lançamento do livro ‘Ourinhos em crônicas’, do professor Norival Vieira da Silva (foto), acontece no Bar do Joel, na Vila Margarida, na noite do dia 20. Freqüentado pelo autor, O Bar do Joel é um ponto de encontro tradicional na Vila Margarida, em Ourinhos.
O A(o)gosto das Letras acontece até o dia 23 de agosto. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: