17 de ago. de 2009

Blog divulga desenhos do cartunista Luciano Roberto

Não é por acaso que o cartum tem despertado a atenção de todos. O chamado desenho de humor tem ocupado um espaço cada vez maior na mídia e ao abrir as páginas da maioria dos jornais facilmente encontramos desenhos satirizando políticos, comportamentos e situações do dia-a-dia. Em Ourinhos, recentemente, o cartunista Jessé Ribeiro recebeu mais uma premiação em evento dedicado a arte dos cartuns, realizado do Irã.

Por iniciativa do cartunista Leandro Gonçalez (foto), foi criado o blog lucianodesenhistaradical.blogspot.com, reunindo alguns trabalhos do desenhista ourinhense Luciano Roberto de Oliveira, falecido há dez anos. Luciano atuou em Ourinhos até a década de 90, produzindo cartuns, grafites, tiras de humor para jornais da cidade, fanzines e inúmeros trabalhos publicitários.

Gonçalez vem pesquisando esse material já há algum tempo, sempre com o objetivo de divulgar o trabalho do amigo. “Poucas vezes vi alguém fazer de tudo com o desenho, uma facilidade incrível para criar um traço brilhante, e uma genialidade para compor todo o desenho”, lembra ele. Segundo Gonçalez, a pesquisa continua, pois existem muitos trabalhos de Luciano espalhados em arquivos de jornais ou em poder de amigos. Quem possuir algum desenho ou simplesmente quiser colaborar com a pesquisa deve entrar em contato, através do telefone (14) 3322.7029 ou pelo e-mail desenhogoncalez@gmail.com.

Nenhum comentário: