12 de ago. de 2009

Museu promove oficina criativa 'Memórias na Lata'

O Museu Histórico e Pedagógico de Ourinhos está desenvolvendo, há alguns meses, a oficina criativa 'Memórias na Lata', que utiliza a técnica fotográfica do Pinhole (furo de agulha) para registrar e pesquisar a evolução paisagística, ambiental e histórica do município de Ourinhos. O Pinhole é uma câmera bem simples de fazer, o requisito básico é que ela seja completamente escura. Por isso, as ideais são as latas de alumínio como matéria-prima.
Segundo a Agente cultural Fernanda Botelho, já foram realizadas oficinas com pessoas de diferentes faixas etárias e olhares. "Já passaram por aqui universitários (fotos), crianças, e integrantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o que faz de cada oficina uma nova experiência. A próxima registrará um novo olhar, o da melhor idade", comenta Fernanda Botelho. A Agente cultural acredita que, dessa forma, o Museu torna-se um local de inclusão, fazendo com que pessoas de todas as idades e classes sociais sejam protagonistas da história local.
Além da prática do Pinhole e a revelação dos negativos, a atividade inclui também o contato com os registros do fotógrafo alemão Frederico Hahn, que viveu em Ourinhos na década de 30. Ele foi o fotógrafo responsável por boa parte da documentação da cidade.
Esta é mais uma Oficina Criativa do Programa VivOurinhos. Para participar da 'Memórias na Lata' basta ligar para 14 33246244.

Nenhum comentário: