5 de ago. de 2009

'Leituras de Mundo' será o tema da palestra de abertura do evento A(o)gosto das Letras

Agosto também será o mês da literatura em Ourinhos. Dia 18, terça-feira, terá início o A(o)gosto das Letras, evento literário que será realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP. Com várias atividades previstas para acontecer em diferentes espaços, o A(o)gosto da Letras vai dar um destaque para a obra do poeta Manoel de Barros.

‘Leituras de mundo’ é o tema da palestra que abre o evento, dia 18, às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural Tom Jobim. Ministrada pelo Diretor de Programas Culturais da Secretaria de Cultura, Valdir Grandini, a palestra é direcionada aos professores e coordenadores das oficinas do programa VivOurinhos e interessados em geral.

Dia 19, quarta, os cronistas que escrevem em jornais da cidade se reunirão na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, às 20 horas, para discutir as características de seus textos, a relação da crônica com a memória e o olhar do cronista sobre o cotidiano.

‘Ourinhos em crônicas’ é o título do livro que o professor Norival Vieira da Silva lança no dia 20, quinta. O livro reúne crônicas produzidas pelo professor ao longo dos anos e que foram publicadas em jornais da cidade. O lançamento vai acontecer no Bar do Joel, na Vila Margarida, espaço freqüentado pelo autor e que ocupa algumas páginas de seu livro.

No dia 21, sexta, a atriz Magali Flore recebe as crianças em atividade na Biblioteca Municipal. Em ‘Palavra inventada’, Magali propõe a contação e a recriação de histórias, inspiradas na obra do poeta Manoel de Barros. No mesmo dia, às 22 horas, na Casinha da Esquina, acontece o ‘Sarau Literário – Leituras Portuguesas’, com leitura de textos de autores portugueses e degustação de aperitivos da culinária lusitana.

Nos dias 22 e 23, sábado e domingo, o grupo paulistano Chão, apresenta o espetáculo ‘Ruas de Barros’, trabalho baseado na obra de Manoel de Barros. O espetáculo de rua será apresentado na Praça Mello Peixoto, dia 22, às 11 horas, e no dia 23, domingo, às 10 horas, na Praça Benício dos Espírito Santo, na Vila Margarida. Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, o grupo Chão promove ainda duas oficinas: ‘Criação poética – O olhar da poesia’, na Biblioteca Municipal, e Interpretação teatral – A Poesia do Corpo, no Espaço Cultural Alternativo, na Rua Paulo Sá, 210.

Mais informações sobre o A(o)gosto das Letras, através do telefone 14-3302.3344 ou pelo email culturaourinhos.imprensa@gmail.com.

Nenhum comentário: