19 de ago. de 2009

Convênio com a AABiP reforçará ações de incentivo à leitura

Por meio de um projeto de lei encaminhado pelo prefeito Toshio Misato, os vereadores acolheram a proposta de convênio entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos e a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP (foto), visando o desenvolvimento de inúmeras ações culturais, com ênfase no incentivo à leitura. A decisão tomada na Câmara Municipal em sua última sessão veio de encontro ao anseio de todos aqueles que reconhecem a importância da cultura e da necessidade de criação de mecanismos de estímulo à prática da leitura.

Essa iniciativa segue a tendência de se estabelecer parcerias com a sociedade organizada, como já acontece em Ourinhos com as Escolas Municipais de Música e de Bailado, que desenvolvem seus projetos através de convênios firmados com associações de pais e amigos. O Governo do Estado de São Paulo também promove sua política cultural buscando parcerias com organizações como a Assaoc, que administra as oficinas culturais espalhadas pelo interior do estado, a Abaçai, que coordenada projetos como o Mapa Cultural Paulista, ou a APAA, associação que realiza o Festival Literário da Mantiqueira.

Reconhecida como entidade de utilidade pública, a AABiP foi criada em 2003 e sempre realizou seus projetos através de parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura. Sua atual diretoria é constituída por professores e profissionais de diversas áreas, todos com estreita ligação com a Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. Rogério Augusto Singolani, atual presidente da entidade, há vários anos é professor coordenador de história da Diretoria Regional de Ensino de Ourinhos, e sempre ocupou o papel de mediador entre o trabalho pedagógico realizado nas escolas e as ações culturais desenvolvidas na cidade.

Demonstrando o seu comprometimento com a promoção da leitura, a AABiP, em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura, deu início na última terça-feira, ao A(o)gosto das Letras, evento literário que reunirá diversas atividades, como palestras, oficinas literárias, lançamento de livro, exposição e contação de histórias na biblioteca. Para saber mais sobre o A(o)gosto das Letras, basta ligar para 3302.3344.

Nenhum comentário: