23 de out. de 2012

Jovem quadrinista é destaque na oficina de desenho de Jessé Ribeiro


A oficina de quadrinhos e cartuns, coordenada pelo artista Jessé Ribeiro, é mais uma das atividades contempladas pelo Edital de Fomento à Cultura de Ourinhos neste ano. A atividade, que acontece na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, está revelando novos artistas ourinhenses, como é o caso do estudante Wellington Inácio dos Reis Pimentel (foto), de 20 anos.

Wellington conta que desenha desde os 9 anos, mas esta é a primeira vez que ele participa de uma oficina com um profissional do cartum. Ele conta que sua primeira influência foram os quadrinhos do personagem Homem Aranha. “Eu pulei a parte dos quadrinhos nacionais do Maurício de Souza, que todo mundo da minha idade sempre cita como referência. Eu comecei a ler quadrinhos com o Homem Aranha e depois fui conhecer outros autores. Tive contato com os quadrinhos japoneses, que é uma grande influência do traço que eu faço hoje. Gosto de quadrinhos de várias nacionalidades, os americanos e europeus também são muito bons”.

Além dos desenhos, Wellington também produz os textos para suas histórias. “Por isso gosto de produzir quadrinhos, porque é possível criar o texto junto com o desenho. Os temas dos meus quadrinhos fogem um pouco do humor, é sempre algo mais reflexivo, mais crítico”.

Exemplo dos quadrinhos criados por Wellington.
Sobre as influências que o estimulam a desenhar ele cita o próprio professor, Jessé Ribeiro, o inglês Alan Moore, autor de V de Vingança, também Will Eisner, o japonês Osamu Tezuka e os brasileiros, Gabriel Bá e Fábio Moon. “O Moore é na minha opinião o melhor roteirista de quadrinhos e o Tezuka é o mestre do mangá. Já a dupla Gabriel e Fábio me conquistaram quando li o Daytripper, que é muito bom”.

Para saber mais sobre a oficina de cartuns basta encaminhar uma mensagem para culturaourinhos.imprensa@gmail.com ou telefonar para 14 3302 3344, Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos – programa VivOurinhos 2012.

Nenhum comentário: