9 de out. de 2012

Coletivo Teatral Filme Bê apresenta montagem de suspense inspirada na obra de Henry James

Dia 21, domingo, a peça Os amigos dos amigos será apresentada em Ourinhos a partir das 20h30. A entrada é gratuita e o espetáculo acontece no Teatro Municipal Miguel Cury. Com dramaturgia e direção de Cássio Pires e, no elenco, as atrizes Julia Ianina e Victória Camargo, montagem é resultado de investigação sobre a cena narrativa e o universo sombrio de Henry James.

Com elementos fantásticos, de suspense, melodrama e drama psicológico, a montagem trata da história de uma mulher que deseja apresentar dois amigos marcados por uma mesma experiência: ambos viram, na juventude, os fantasmas de seus pais pouco antes que estes morressem. Mas, estranhamente, o encontro parece nunca dar certo.

Primeiro trabalho do Coletivo Teatral Filme Bê, é resultado de uma investigação sobre a cena narrativa e sobre o que os integrantes denominam como “território das sombras”. De acordo com o dramaturgo e diretor do espetáculo, Cássio Pires, apesar do Brasil não ter uma tradição literária no suspense e no terror, ele se interessa pelo tema desde criança. “Em 2003 acabei lendo o conto de James e fiquei entusiasmado em levá-lo ao palco”, conta Cássio. Cinco anos depois, as atrizes Julia Ianina e Victória Camargo o procuraram, pois queriam um texto de teatro. “Elas queriam encenar algo que tivesse essa atmosfera de mistério e, então, me lembrei deste conto”, recorda. O universo sombrio do texto os motivou a realizarem uma pesquisa para a criação do espetáculo, que posteriormente resultaria na criação do Coletivo.

A apresentação integra o programa Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura, realizado em parceria com a Prefeitura de Ourinhos, e coprodução da Associação Paulista de Amigos da Arte. A classificação indicativa é 14 anos. Mais informações pelo telefone (14) 3302.3344.

Nenhum comentário: