30 de mar. de 2012

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS

É sempre bom lembrar que está aberto até 30 de abril para apresentação de projetos culturais o Edital de Fomento à Produção Cultural, Oficinas Criativas e Projetos Estruturantes. Oferecemos aqui algumas dicas para quem pretende elaborar projetos, lembrando que são apenas sujestões com a finalidade de contribuir e esclarecer.

Reunião ontem (29) na Biblioteca esclareceu dúvidas sobre o Edital.
1- LEIA ATENTAMENTE O EDITAL. Lá está explicado: 1- os tipos de projeto a que o fomento é destinado; 2- o prazo para apresentar projetos e o calendário da seleção; 3- o valor destinado para os projetos; 4- lá estão as orientações para as formas de apresentação do projeto e para os documentos necessários; 5- lá estão descritas as prioridades e os critérios que serão seguidos na seleção e 6- as obrigações dos proponentes que tenham projetos aprovados.

2- CONSIDERE O PROJETO UMA VIA DE MÃO DUPLA. Com o Edital, você tem a oportunidade de realizá-lo, mas também é importante que seu projeto atenda as prioridades apontadas no próprio Edital, pois ele visa o interesse do gestor público (no caso, da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura), em tornar a diversidade da cultura acessível para a população.

3- ANTES DE REDIGIR, ORGANIZE AS IDÉIAS. Uma sugestão: organize três listas. Numa delas, escreva seu MAPA DO DESEJO, listando o que você quer fazer; o que o motiva a fazer essa proposta e por que isso é importante. Numa outra lista, escreva o MAPA DA DEMANDA, com aquilo que você acha que esperam de você e de seu projeto. Por exemplo: o que você acha que a Secretaria de Cultura e a Prefeitura gostariam de obter dele? Por que a população gostaria de vê-lo realizado? Se é em uma escola, o que a escola ganha com ele? Por fim, faça um MAPA DAS NECESSIDADES, listando aquilo que é necessário para que o projeto aconteça bem, desde materiais até espaço físico e também equipe e conhecimentos necessários.

4- A CLAREZA É FUNDAMENTAL. É seu projeto que vai falar por você.  Nas METAS, deixe claro O QUE você pretende realizar. Evite frases que não explicam. No PLANO DE DESENVOLVIMENTO, mostre COMO, ou seja, através de que sequência de ações e com que métodos as propostas serão alcançadas, dentro do prazo previsto para a execução do projeto. Na JUSTIFICATIVA, argumente sobre a IMPORTÂNCIA da sua proposta, procure apontar dados e argumentos que DEMONSTREM que a realização de seu projeto vai gerar benefícios.

5- COMO ORGANIZAR A REDAÇÃO: 1) Analise as suas lista de desejos, de demandas e de necessidades. Organize a partir delas a proposta do projeto, listando O QUE VOCÊ PRETENDE REALIZAR; COMO REALIZAR e PORQUE É IMPORTANTE.

6 – COMO REDIGIR:

- AS METAS devem ser redigidas em forma de tópicos, tipo 1, 2, 3. Dependendo da proposta, pode haver um objetivo geral e vários objetivos específicos (por exemplo, montar uma peça de teatro e realizar X apresentações sendo o objetivo geral, tendo como objetivo específico formar um público jovem na apreciação do teatro, mediante um trabalho especial de divulgação da pela em faculdades.
- Mas as metas podem ser várias, tendo pesos iguais uma em relação a outra (por exemplo, uma meta ser desenvolver uma oficina de teatro para adolescentes do colégio X, e outra ser a montagem de uma esquete teatral baseada em poemas, a partir da oficina, e apresendo-a em escolas.

- O PLANO DE DESENVOLVIMENTO deve ser dividido em fases que deixem claro como o projeto vai se desenrolar. Por exemplo: Fase inicial de preparação; Trabalho de divulgação; Realização de apresentações, etc. E para cada fase, relacione as ações que lhe corresponderem.

- A JUSTIFICATIVA pode ser dividida em tópicos. Por exemplo, em um tópico, você pode explicar POR QUE trabalha desse modo ou daquele com a linguagem cultural escolhida. Em outro, porque escolheu como público-alvo os jovens, ou as crianças, ou os adultos, ou os moradores do bairro, etc. Em outro, pode apontar que benefícios culturais entende que a cidade e as pessoas vão ganhar com o projeto. Procure argumentar sobre a IMPORTÂNCIA dos vários aspectos de forma didática, sem embolar um ponto com o outro.

Essas são algumas dicas. Lembramos que a Secretaria mantém um constante serviço de orientações e esclarecimentos. Basta agendar horário pelo telefone (14) 3302-3344.

Nenhum comentário: