26 de jul. de 2011

Literatura e formação do leitor serão temas do 3º A(o)gosto das Letras

Mona Dorf e Xico Sá vão falar sobre as afinidades entre o jornalismo e a literatura.
As mesas do 3º A(o)gosto das Letras vão reunir escritores de diversas tendências para um bate-papo sobre o ofício da escrita, a formação do leitor e outros temas relacionados ao universo dos livros e da leitura. Cada uma das mesas reunirá dois escritores que debaterão entre si, com a participação do público. Para o professor Rogério Singolani, presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABiP), parceira do evento ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, “será uma boa oportunidade para o público conhecer alguns dos escritores que se destacam no panorama literário atual”.

O escritor e dramaturgo Mário Bortolotto, autor de ‘DJ – Canções para tocar no inferno’ participa da primeira mesa, no dia 20, ao lado do escritor e autor de quadrinhos Lourenço Mutarelli. Os dois conversam, entre outras coisas, sobre seus personagens e as adaptações para o cinema. Mutarelli é autor de ‘Natimorto’, que foi adaptado para as telas e está atualmente em cartaz em São Paulo.

‘Angústia’, livro publicado pelo escritor alagoano Graciliano Ramos em 1937, será o tema da mesa coordenada no dia 22 pelo Grupo de Psicanálise de Ourinhos, com mediação da Drª Juliane Yamaji. Graciliano Ramos será homenageado no 3º A(o)gosto das Letras.

Em outra mesa, dia 23, Marcelino Freire, autor de ‘Angu de Sangue’ e ‘Contos Negreiros’, conversa com o jornalista e escritor Jefferson Del Rios sobre a sedução do leitor. Marcelino ganhou o prêmio Jabuti e aproveita para lançar em Ourinhos o livro ‘Amar é crime’. Jefferson é crítico teatral do jornal O Estado de São Paulo e escreveu ‘Ourinhos: memórias de uma cidade paulista’. Recentemente lançou ‘Critica Teatral’ pela coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado.

No dia 25, o escritor e jornalista Xico Sá, autor de ‘Modos de macho e modinhas de fêmea’ se encontra com a também jornalista Mona Dorf. Mona é jornalista de cultura, publicou ‘Autores e Idéias’, e acompanha os principais festivais literários do país, como a FLIP e o Festival da Mantiqueira. Os dois conversam sobre as afinidades entre o jornalismo e a literatura.

O 3º A(o)gosto das Letras será realizado entre os dias 20 e 28 de agosto pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a AABiP, com o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Além dos debates, o evento promoverá oficinas, shows, exposições e uma série de atividades para crianças. Mais informações pelo telefone (14) 3302.3344.

Nenhum comentário: