15 de jul. de 2011

Dominguinhos abre o FESTIVAL de MÚSICA com show no Centro de Convivência

Já que as atividades culturais deste ano em Ourinhos estão em torno dos temas diversidade e cultura nordestina, o Festival de Música começa sua programação artística domingo, dia 17 de julho, com um músico brasileiro que reúne todas essas características. Herdeiro musical do Rei do Baião, Dominguinhos já tem mais de 50 anos de carreira e uma experiência musical que não tem fronteiras. Já tocou com os principais músicos, cantores e instrumentistas, brasileiros e de sua sanfona já saíram todos os sons do Brasil, seus sotaques e ritmos diversos. O show começa às 20h30 no Centro de Convivência Jornalista Benedicto da Silva Eloy.
Pernambucano de Garanhuns, Dominguinhos nunca abandonou o baião do seu padrinho Luiz Gonzaga, mas também percorreu outros ritmos e estilos musicais. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa o sotaque ou origens quando trata de fazer música. No Universo dos sons e dos ritmos o que conta mesmo é a sensibilidade, responsável pela emoção, e o talento, capazes de transformar ideias e conceitos em obras de arte.
José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em 1941 e começou a tocar e compor aos oito anos de idade.  Em 1950 conheceu Luiz Gonzaga e logo passou a fazer parte da vida de Gonzagão, tendo gravado, inclusive, no ano de 1956, o seu primeiro CD com o Rei do Baião. Em 1964 gravou o primeiro LP na Cantagalo de Pedro Sertanejo, pioneiro do forró em São Paulo. Como músico já atuou com outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.
Ao lado da identificação com as imagens, Dominguinhos exerce seu oficio tocando também outros ritmos. Talento e a habilidade lhe garantiram autonomia para trilhar diversas veredas musicais, sem que, no entanto, isso tenha significado, em momento algum, abandono de suas raízes essencialmente nordestinas.
Esses são os ingredientes mais constantes na trajetória de Dominguinhos. Tendo como pano de fundo um grande talento, eles compõem o quadro da vida de um dos importantes artistas brasileiros da atualidade.

Nenhum comentário: