25 de jul. de 2011

Em agosto o assunto é Literatura - 3º A(o)gosto das Letras vai promover encontros com escritores, oficinas, shows e exposições

Com o encerramento da décima primeira edição do Festival de Música, a Secretaria de Cultura já se prepara para o 3º A(o)gosto das Letras, que acontecerá entre os dias 20 e 28 de agosto. O principal evento literário da região reunirá em Ourinhos alguns dos principais representantes da literatura contemporânea. Autores como Marcelino Freire, Mário Bortolotto, Lourenço Mutarelli, Xico Sá, César Obeid, Elisa Lucinda e Valdeck de Garanhuns participarão de debates e conversas com os leitores. Jeferson Del Rios, jornalista e crítico teatral do jornal O Estado de São Paulo, também estará presente. Jefferson é autor do livro ‘Ourinhos: Memórias de uma cidade paulista’ e, recentemente, lançou ‘Crítica Teatral’, livro que integra a coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado.
Já está confirmada também a participação da jornalista de cultura Mona Dorf. Mona acompanha os principais festivais literários do país, como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Festival da Mantiqueira, e mantém um blog no portal IG. Em 2010 lançou ‘Autores e Idéias’, livro que reúne dezenas de entrevistas com escritores brasileiros. Além de acompanhar o A(o)gosto, Mona Dorf vai participar de uma das mesas ao lado do também jornalista Xico Sá.
Serão oferecidas diversas oficinas de formação para educadores. O grupo Pirlimpimpim vai ministrar uma oficina de contação de histórias a partir da obra dos escritores Câmara Cascudo e Patativa do Assaré. Contação de histórias também é o tema da oficina que será coordenada pelo escritor César Obeid; César apresenta a técnica de contar histórias com barbante. O sociólogo Fernando Nogueira vai ministrar a oficina Autores na Cozinha, com o estudo e a preparação de pratos que são referência na literatura brasileira. O escritor e artista popular Valdeck de Garanhuns coordena oficina de Xilogravura e apresenta seu Teatro de Mamulengos. A escritora e atriz Melina Anthys ministra oficina de Escrita Criativa.
A programação traz ainda shows e espetáculo teatral. Já na abertura o grupo Cemitério de Automóveis apresenta a peça Música para ninar dinossauros. Guca Domenico, criador do grupo Língua de Trapo, realiza o show Língua de Criança, com repertório infantil. Elisa Lucinda apresenta Recital Poético, e a cantora Alzira Espíndola faz o show de encerramento no Teatro Municipal com participação do poeta arrudA.

Nenhum comentário: