16 de dez. de 2010

'História e devoção' será lançado nesta sexta no Teatro Municipal

Livro analisa culto a N. S. do Vagão Queimado.
No ano em que a leitura esteve em evidência na cidade, nada mais natural que incluir o lançamento de mais um livro na programação cultural dos 92 anos de Ourinhos. Nesta sexta (17), às 19h, no Teatro Municipal Miguel Cury, o professor Maurício Aquino lança 'História e devoção', uma rigorosa pesquisa sobre o culto à Nossa Senhora do Vagão Queimado. Em 1954, uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada em um vagão após um grande incêndio, episódio que acabou gerando um processo de devoção que, segundo o historiador, não foi 'tranquilo nem linear'. O projeto foi selecionado pelo Edital de Fomento à Cultura, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura.

“A pesquisa começou timidamente em 2004 quando comecei a recolher alguns documentos e a conversar com os devotos dessa santa ourinhense”, explica Maurício. Em seguida, o projeto de pesquisa foi apresentado e aprovado no Programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis. Natural de Ourinhos, Maurício constatou que no início deste século houve uma crescente divulgação, na mídia e nas “concorridas e solenes cerimônias”, do culto a Nossa Senhora do Vagão Queimado. “Nesses materiais o culto era apresentado como tradicional, contando já com cinquenta anos. Eu sabia que havia uma significativa transformação em curso. Uma transformação recente, não cinquentenária, nessa prática religiosa”, diz o professor que também leciona na Universidade Estadual do Norte do Paraná, em Jacarezinho. Como pesquisador da Igreja Católica e do Catolicismo no Brasil, Maurício analisa como se desenvolvem as crenças religiosas e suas relações com a política, a economia e a sociedade.

Apresentada como dissertação de mestrado em 2007, a pesquisa foi aprovada pela banca examinadora que logo recomendou a sua publicação. Com o Edital de Fomento à Cultura, lançado no primeiro semestre de 2010, Maurício Aquino apresentou o projeto de publicação do livro. “Estou realizado e satisfeito em ter o meu trabalho reconhecido e valorizado pela Secretaria de Cultura após um sério processo de seleção que contou com avaliadores externos”. Recentemente, Maurício ministrou uma oficina de Educação Patrimonial na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que contou com a participação de vários educadores. Para Neusa Fleury, Secretária de Cultura, “o livro do professor Maurício é mais uma importante contribuição para o entendimento do nosso passado, a partir de um acontecimento que revela características da religiosidade ourinhense”.

Além de integrar o catálogo da Editora da Universidade do Sagrado Coração, 'História e devoção' traz ainda um prefácio assinado pelo professor José Jobson de Andrade Arruda, historiador e editor da EDUSC.

Confira a entrevista completa com o professor Maurício Aquino aqui no CurtaOurinhos http://curtaourinhos.blogspot.com/p/entrevistas.html

Mais informações sobre o lançamento do livro 'História e devoção' pelo telefone (14) 3302.3344.

Nenhum comentário: