21 de out. de 2010

Educação é parceira do 6º CURTA OURINHOS – Cinema e Literatura

Mostra infantil leva crianças ao teatro e oferece programação de qualidade artística 

Com uma seleção de importantes filmes brasileiros dedicados ao público infantil, o 6º Festival Curta Ourinhos – Cinema e Literatura – está recebendo diariamente centenas de crianças das escolas públicas do município. Todos os anos a organização do evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, que leva as crianças até a sala de exibição do Teatro Municipal Miguel Cury e proporciona atividades relacionadas ao cinema dentro e fora da sala de aula.

 “Possibilitar acesso a outras linguagens como o cinema, é mais uma oportunidade de estimular a criatividade das crianças. A pintura, a música, a escultura, as artes sensibilizam as pessoas e as tornam mais felizes. Eu trabalho com alfabetização, ter a oportunidade de trazê-los ainda bem jovens ao teatro é um contato muito importante na formação do imaginário destas crianças, pois nem toda família tem o hábito de freqüentar o Teatro Municipal”, disse a Professora Cláudia Filipini, da Escola Municipal Josefa Navarro Lemos.

Outra educadora que está acompanhando a Mostra é Eloide Regina Colombo Frederico, que trabalha com leitura e produção de texto. “Os filmes são muito bons, abordam temas importantes e é uma maneira dessas crianças interagirem com o meio cultural que a maioria dificilmente tem acesso”, comenta.

Além de se divertirem com filmes como Eu Queria ser um Monstro, do animador carioca Marão, O Moleque, de Ari Cândido e o curta que tem entusiasmado a garotada, Ernesto no País do Futebol, as crianças ainda elegerão o melhor filme da categoria infantil. Todos os dias, após a sessão, elas recebem cédulas, votam e depositam sua opinião nas urnas. “Além do enriquecimento cultural dessas crianças o Curta Ourinhos está fazendo um verdadeiro exercício de cidadania ao estimular a criança a dar sua opinião, escolhendo o filme preferido”, acrescenta a professora Eloide.

O 6º Curta Ourinhos é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP) e PROAC Secretaria de Estado da Cultura. A noite de premiação da 6ª edição do Curta Ourinhos será sábado, dia 23. Após a exibição dos curtas premiados a noite fica por conta do som da banda paulistana Saco de Ratos. Formada pelo baixista Fábio Pagotto, o baterista Rick Vecchione e os guitarristas Fabio Brum e Marcelo Watanabe, a banda Saco de Ratos foi reunida inicialmente em 2007 pelo escritor e dramaturgo Mário Bortolotto, que assume os vocais e as principais composições. Mais informações: 14 3302 3344.

Nenhum comentário: