6 de out. de 2010

6º Curta Ourinhos, festival de curtas-metragens, começa dia 15

Páginas de Menina é uma das produções que envolve o universo literário em sua temática. O filme será exibido na noite do dia 18 de outubro no Teatro Municipal. Evento oferece premiação e o troféu “Gato Preto” para os melhores filmes.
A sexta edição do Curta Ourinhos, Festival de curtas-metragens, começa no dia 15 com uma oficina de animação coordenada pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. O curso acontece na Biblioteca Municipal “Tristão de Athayde”, com início no dia 15, sexta-feira, e vai até domingo. Quem se interessa por cinema de animação pode se inscrever na secretaria de Cultura, através do telefone 3302-3344. O curso é gratuito, com vagas limitadas.

A exibição de filmes começa na segunda, dia 18, sempre com entrada franca. Os locais de exibição serão o Teatro Municipal, cinco bairros da cidade, todas as escolas estaduais e a Casinha da Esquina.  A exibição de filmes indicados para adultos acontece no Teatro nos dias 18 e 19 de manhã e à noite; e nos dias 20, 21, 22 só à noite. Para as crianças a secretaria de Cultura selecionou filmes que serão exibidos de terça a sexta (19 a 22), a partir das 14 horas no Teatro Municipal, com apoio da secretaria Municipal de Educação.    
“A idéia é que os curtas sejam exibidos em vários pontos da cidade. Por isso planejamos o Curta na Escola, que atinge toda a cidade. Além disso, também oferecemos o Curta no Bairro, onde serão exibidos filmes no Bairro Pacheco Chaves, no Jardim Itajubi, Jardim Anchieta, Vila Margarida e Jardim Santos Dumont”, explica Neusa Fleury, secretária de Cultura, acrescentando que uma novidade deste ano é a realização do “Curta no Almoço”, na Casinha da Esquina. “A idéia é que as pessoas que almoçam no centro possam aproveitar melhor o horário do almoço, assistindo filmes”, conclui a secretária.

Pela primeira vez, o evento dedica um dia para exibição de produções feitas na cidade. A seleção será exibida no dia 19 às 20h no Teatro Municipal, e recebeu o nome de Mostra Curta Ourinhos.  “Foram inscritos seis curtas de produtores ourinhenses. Nosso objetivo é estimular e motivar os moradores da cidade, para que utilizem o audiovisual como recurso criativo”, afirma Marco Aurélio Gomes, um dos organizadores do Curta Ourinhos.

O “Curta Ourinhos” vai premiar com troféu e dinheiro os filmes escolhidos em cada mostra. Serão 2 mil reais para o melhor filme da Mostra Principal, da Mostra Infantil e da Mostra Curta Ourinhos. Além do prêmio em dinheiro, os selecionados vão receber o Troféu “Gato preto”, criado pelo artista plástico Eiji Yokoiama especialmente para o evento.

A programação inclui ainda uma oficina para criação de roteiros que acontece nos dias 22 e 23, e as inscrições também podem ser feitas na secretaria de Cultura. Para encerrar o Curta Ourinhos, a Banda Saco de Ratos, liderada por Mário Bortolotto, faz show no Mix Music no dia 23 às 23h. Antes do início do show serão anunciados os curtas vencedores da sexta edição do Curta Ourinhos. O 6º Curta Ourinhos é realizado pela Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública (AABIP) e Proac, da Secretaria de Estado da Cultura.

Nenhum comentário: