16 de ago. de 2010

Relação entre literatura e suicídio será tema de bate-papo no A(o)Gosto das Letras

O escritor e psicólogo Marcimedes Martins da Silva transita entre o universo acadêmico e a literatura. Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, Marcimedes publicou diversos livros e estará em Ourinhos participando do A(o)Gosto das Letras, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, a AABiP.

No dia 23, segunda, ele se encontra com os leitores para falar sobre as relações entre no bate-papo que vai acontecer no Auditório do Centro Cultural Tom Jobim, às 20h. A atividade, que terá a mediação da psicóloga Juliani Yamaji, será realizada em parceria com o Grupo de Psicanálise de Ourinhos.

Em sua dissertação de mestrado, Marcimedes analisou bilhetes deixados por suicidas entendendo esse ato extremo como um gesto de comunicação social. Esse trabalho foi transformado em livro, publicado em 2008 pela Editora Scortecci, com o título Suicídio: trama da comunicação. No mesmo ano, publicou também Internet como expressão da indústria cultural, resultado de sua tese de doutorado.

Ao lado de seu trabalho como pesquisador, Marcimedes mantém constantes incursões pelo universo da literatura. Publicou livros para crianças (O monstro e monstrinho e Aladinho e seus desejos maravilhosos) e foi vencedor de concursos literários, como o Mapa Cultural Paulista e o projeto Via Verso. Para a atividade em Ourinhos, ele propõe uma conversa orientada por três eixos: o suicídio no texto literário, autores suicidas e suicídio e literatura provável (bilhetes suicidas).

O bate-papo com Marcimedes Martins da Silva terá entrada franca e mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3302.3344.

Nenhum comentário: