22 de ago. de 2010

A(o)gosto das Letras começa hoje com Teatro

A segunda edição do A(o)Gosto das Letras, evento literário realizado pela Secretaria Municipal de Cultural em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública, começa neste domingo (22) com um ensaio aberto do Grupo Soarte de Teatro, às 18h no Núcleo de Arte Popular. Às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury, a Companhia Razões Inversas apresenta a peça Agreste. O espetáculo discute a ignorância, o preconceito e o amor incondicional na fábula dirigida por Márcio Aurélio. Agreste venceu o prêmio SHELL de melhor texto em 2004, além do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor espetáculo e autor. Participou também como espetáculo convidado do Festival de Teatro a Mil, em Santiago do Chile, e do Brasil em Cena, em Berlim, Alemanha. As atividades têm entrada franca.


O ensaio aberto do Soarte é uma “Mostra de Compartilhamento de Processo”, atividade que visa mostrar ao público interessado parte do trabalho de criação e elaboração de um espetáculo teatral. Em seguida haverá um bate-papo com o público. Desde abril, o Grupo Soarte vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa baseado nas idéias do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, para a realização desta montagem da peça O Casamento do Pequeno Burguês, que foi contemplada pelo projeto Ademar Guerra de Teatro, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Agreste, amor e preconceito – A peça conta a história de um casal de lavradores que descobre o amor no meio de um período de seca. Porém, após pressentirem que algo perigoso se aproxima, o casal decide fugir e, anos depois, é acometido pela morte do marido. Em cena, dois atores narram e representam as personagens de sua história. Esses atores montam e desmontam a cena, com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem para personagem-narrador.
Criada em 1990 pelo diretor Márcio Aurélio, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seu trabalho pela crítica, recebendo prêmios importantes do teatro nacional. Dentre as mais de 70 montagens do diretor, destaque para Senhorita Else, A Bilha Quebrada e A Arte da Comédia.
A apresentação de Agreste faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista. Este programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Ourinhos e coprodução da Associação Paulista de Amigos da Arte. A classificação indicativa desta apresentação é 16 anos. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: