26 de abr. de 2010

Lançamento do Ano da Leitura acontece dia 29, na Biblioteca Municipal
Na mesma ocasião será inaugurada a sede do Ponto de Cultura Para Ler o Mundo

No próximo dia 29, a Secretaria Municipal de Cultura vai promover o lançamento oficial do Ano da Leitura em Ourinhos, programa com diversas ações voltadas à promoção da leitura. O evento será realizado na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde e, na mesma ocasião, acontecerá também a inauguração da sede do Ponto de Cultura Para Ler o Mundo, projeto da Associação de Amigos da Biblioteca Pública, aprovado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.
O programa do Ano da Leitura inclui a criação de espaços de leitura em parceria com associações de moradores e outras instituições que atuam no município, a revitalização do espaço físico da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, encontros com gestores de projetos de leitura visando o compartilhamento de experiências, capacitação dos mediadores de leitura, ampliação do evento literário A(o)gosto das Letras e o apoio aos autores ourinhenses.
Segundo Neusa Fleury, Secretária de Cultura, “o trabalho realizado com a AABiP, reforça o compromisso de todos com a promoção da leitura, além de destacar a necessidade de se estabelecer uma ampla parceria com os diversos segmentos da sociedade, no sentido de facilitar o acesso aos livros”. Neusa ressalta ainda a homenagem a escritora Clarice Lispector que, em 2010, completaria 90 anos. “A obra de Clarice tem sido a fonte inspiradora do nosso trabalho”, afirma a Secretária. Recentemente, as bibliotecas públicas receberam centenas de novos livros.
Na mesma noite será inaugurada a sede do Ponto de Cultura Para Ler o Mundo, projeto da AABiP que promove oficinas nas áreas de contação de histórias, teatro, radiojornalismo, vídeo e fotografia, direcionadas aos alunos das escolas públicas da cidade. Na Biblioteca Municipal Tristão de Athayde foi instalado o Laboratório de Audiovisual do projeto.
A programação terá início às 20 horas, com entrada franca. A Biblioteca Municipal Tristão de Athayde fica na Rua São Paulo, 149. Mais informações pelo telefone 3302.3344.

Nenhum comentário: