29 de mar. de 2010

Aula inaugural da Escola Municipal de Música nesta terça

A Escola Municipal de Música ‘Maestro Américo de Carvalho’ oferece neste dia 30 (terça), a partir das 20h, uma aula inaugural com apresentações dos professores da escola. Com repertório composto por peças eruditas e populares, a atividade vai mostrar todos os cursos e seus respectivos professores aos novos alunos e também para toda a comunidade, que está convidada a acompanhar o evento que acontece no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é gratuita.

O diretor da escola, Wilson Roberto Pereira, explica que esta aula inaugural é importante para que os novos alunos conheçam a totalidade do trabalho desenvolvido pela E.M.M.O. “Pensando sempre na nova proposta de ensino da escola, guiada pelo projeto Saci, vemos que atividades como esta proporcionam uma visão mais ampla do que é a música. Assim podemos orientar o ensino musical através de práticas de música em conjunto, além das aulas do instrumento escolhido pelo estudante”, explica o diretor.

Para esta apresentação os professores da escola escolheram um repertório diversificado, como a música Eleanor Rigby, dos Beatles, que será executada com uma formação instrumental diferente, um quarteto de cordas e clarinete. A canção Aquarela Brasileira, que será interpretada pela professora de canto da escola, vem acompanhada por uma banda de base formada pelos professores do curso popular, duos de piano e violino, piano e viola, clarinete e flauta. “Esta fusão entre a música erudita e popular também é uma das metas do nosso trabalho, mostrar para os estudantes a riqueza contida nessas trocas de linguagens”, comenta Wilson Pereira.

A Escola Municipal de Música de Ourinhos conta hoje com 540 alunos, que participam de aulas em grupo, aulas teóricas e grupos de repertório. Instalada no Centro Cultural Tom Jobim, a Escola de Música é mantida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, e oferece diversos cursos, como violino, viola de arco, violoncelo, contra-baixo elétrico e acústico, trompete, trombone, bombardino, tuba, clarinete, saxofone, flauta transversal, violão popular e erudito, piano, guitarra, bateria, percussão, além dos corais infantil, juvenil e adulto. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: