24 de nov. de 2009

Música e dança africana no Teatro Municipal nesta sexta

O espetáculo Juramandén, a Diáspora da Luz, revela um novo olhar sobre o papel dos africanos e afrodescendentes no mundo. A cantora e bailarina guineana, Fanta Konatê, acompanhada pela Troupe Djembedon, traz em sua voz a beleza e força das divas africanas em um trabalho virtuoso e rico em ancestralidade e contemporaneidade. A apresentação é nesta sexta (27) e começa às 20h no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.
Fanta Konatê é filha do Mestre Djembefolá Famoudou Konatê. Sua família é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, das savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Nesta apresentação, Juramandén - a Diáspora da Luz - projeções interativas, imagens da África, Brasil, naturezas, cidades e recursos diversos são as ferramentas utilizadas para que o público experimente uma vivência sensorial africana aproximando a Guiné e o Brasil, além de questionar os cotidianos e apontar para possíveis ações e soluções colaborativas.
A Troupe Djembedon recebe o irmão de Fanta, o Mestre Bangaly Konatê, que apresenta o Djembê e sua sonoridade original das aldeias, festas, mutirões, batismos, casamentos, máscaras e balés - Dununs, ntamas (tambores falantes), krins, bolons, e todos instrumentos do Mandén.
Esta é a última atividade do Circuito Cultural Paulista em Ourinhos neste ano de 2009. Foram ao todo 16 apresentação artísticas regulares de diversas modalidades, como teatro, dança, música, circo, apresentações de rua, teatro de mamulengos, além de artístas internacionais como o grupo francês Les Pietons. O Circuito Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o programa VivOurinhos da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos. Mais informações pelo telefone 14 3302 3344.

Nenhum comentário: