20 de out. de 2009


Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação. Neste dia, em todo o país, acontece uma grande mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no Brasil contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área.
Em Ourinhos, esta atividade será possível através da parceria firmada entra a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA. Uma Mostra Nacional e outra Internacional serão exibidas no Teatro Miguel Cury a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone 14 3302 3344.

Confira a programação do DIA em Ourinhos:

Mostra Estrangeira
Recomendado para maiores de 16 anos.

Animal Instinct
Australia, 2007, 4”07’, 3D
Dir. Cameron Edser, Michael Richards
Sinopse: a batalha entre uma vaca e uma ovelha pela supremacia do pátio da fazenda, nesta embalada comédia de ação de proporções épicas.



Multfilm

Rússia, 2007, 03”32’, animação computadorizada
Dir. Andrei Bakhurin
Sinopse: um flashmob em que os animadores de dezoito anos tomam conta. A música é escrita e executada por The Opa Novy God Band. A animação se tornou apreciada por nativos e pelo público estrangeiro.




História Trágica com final feliz

Portugal , 2005, 7”46’,grafite em papel
Dir.Regina Pessoa
Sinopse: algumas pessoas são diferentes. Tudo o que elas desejam é ser como as outras, deliciosamente misturadas com a multidão. Há pessoas gastando o resto de suas vidas lutandoThere are people spending the rest of their lives fighting to realizar este desejo, negando ou escondendo suas diferenças. Algumas outras assumem isso, alcançando o seu lugar perto dos outros… Nos seus corações…


Global Warming
Austrália, - 2007 / 1’’52’, 2D, flash
Dir. Sheldon Lieberman, Igor Coric / Bigfish.TV
Sinopse: eu não acredito em aquecimento global, venha e cante comigo, Oooooo!! Sr. Pipik não está convencido.






História de um Caramelo
Portugal, 2007, 10’min, 2D e 3D Dir. Pedro Mota Teixeira
Sinopse: baseado na história de Rita Serra, chamada “O Caramelo”. A triste vida de um caramelo que mora em um posto de gasolina abandonado, no meio de Alentejo, nos anos sessenta.






E2-E4
Rússia, 2007, 01min59seg, animação computadorizada
Diretor – Eduard Sidoruk
Sinopse: um filme filosófico sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais. O tema não é novo, porém, um filme, sendo um local muito peculiar de trabalho, atrai a atenção do espectador e dá uma dupla impressão.


The 13th Round

Coréia do Sul, 2007, 9min04seg, 2D, Dir. Lee Yun-Seok
Sinopse: o ex-pugilista Wang Jo-Jin mudou de campo para a luta final de boxe porque não pode mais chamar a atenção do público. Mas Jo-Jin Wang não pode ajustar às regras do Ultimate Fighting, porque ele se acostumou com as regras de boxe. Ele continua permitindo que o adversário possa atacá-lo. Enquanto ele está sendo atacado pelo adversário, ele enfrenta o seu próprio sentimento amargo de que deveria ajustar-se às novas regras para viver.


«The Shoemaker in Heaven», a fairy-tale Animation
Rússia, 2008, 01min20seg, animação computadorizada
Dir. Andrei Bakhurin
Sinopse: contos de fadas folclóricos da Rússia contados por Andrei Bakhurin, um animador de São Petersburgo. A série "Agora escute" se à apreciação da família.




Selva Rússia, 2007, 05min18seg, animação computadorizada
Dir. Artur Merkulov
Sinopse: o espectador é convidado a uma viagem com uma câmera panorâmica sobre um quadro vivo da natureza humana. "Selva" é uma oportunidade de passar pelo nascimento, pela morte e pela ressurreição em apenas cinco minutos.




Poles Apart

Austrália, 2007, 6min30seg, 2D computer, 3D, flash
Dir. Paul Lalo, Xue Sen Wong, Steven Smith
Sinopse: um panda se esforça para adaptar-se a uma sociedade de ursos polares.







Eye to Eye
EUA , 2007, 2min45seg, 3D
Dir. Jimmy Andrews
Sinopse: quando os olhares se cruzam, tudo pode acontecer.





Mostra Nacional

Recomendado para maiores de 16 anos.


A Princesa e o Violinista – Dir. Guto Bozzetti
Recorte / 2D - 10min30seg – 2008 – Porto Alegre-RS
Sinopse: Trata-se de uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história, enquanto ela tenta entender o que sua mãe está sentindo.



Queda Livre – Dir. Marcelo Vidal/Renan de Moraes
3D – 1min10seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: Terror e pânico. Plínio um desengonçado Quati, salta de pára-quedas em uma frenética queda livre.




Papercut – Dir. Pedro Eboli
Tradicional 2D - 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP
Sinopse: A vida no escritório pode acabar com você. Ainda mais quando um pequeno corte de papel transforma a vida do nosso herói numa caçada surreal. Agora, é todo o escritório contra um, numa luta pela vida e por sua própria identidade. Uma animação de humor e realismo fantástico feita por alguém que nunca agüentou a vida num cubículo.

O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar– Dir. William Paiva e Leo D.
2D - 11min – 2007 – Olinda – PE
Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.


O Quarto do Jobi – Boca Aberta - Dir. Andrés Lieban
2D Digital – 1min06seg – 2008/2009 – Rio de Janeiro- RJ
Sinopse: Como qualquer criança de sua idade, Jobi adora chegar em casa e fechar a porta do seu quarto. Afinal, qual é o menino de 9 anos que não curte esse primeiro gostinho de privacidade? O que descobrirmos ao espiar Jobi é que, dentro do quarto, ele e seu melhor amigo o sapo Oscar, encontram um atalho para o mundo.


Silêncio e Sombras – Dir. Murilo Hauser
3D - 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR
Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?






O Anão que virou Gigante
– Dir. Marão
2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ
Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante.







Linhas e Espirais – Dir. Diego Akel
Pintura digital - 2min16seg – 2009 – Fortaleza – CE
Sinopse: Sentimentos e expressões misturam-se numa harmonia conflitante, em forma de pintura animada.




Dossiê Rê Bordosa - Dir. César Cabral
Stop Motion - 16min – 2008 – Santo André - SP
Sinopse: Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.


Mais detalhes sobre este evento, que reunirá mais de 300 cidades em sua 6ª edição, podem ser obtidos no endereço www.abca.org.br/dia

Nenhum comentário: