30 de jul. de 2009

'Todos os Sentidos' é o tema do Dança Ourinhos 2009

Festival contemporâneo começa dia 21 de agosto

A 4ª edição do Dança Ourinhos começa no dia 21 de agosto (sexta). O festival contemporâneo recebe estréias brasileiras e internacionais em trabalhos de Georges Balanchine, Nacho Duato, Adriaan Luteijn, Sônia Mota, Renato Paroni, Gabriel Vilela e Tíndaro Silvano entre outros. O Dança Ourinhos 2009 acontece até o dia 30 de agosto com o tema 'Todos os Sentidos'.

Na primeira noite do festival, a brasileira radicada na Alemanha Sônia Mota abre a programação do Teatro Municipal Miguel Cury com a estréia no Brasil do solo Devagar, criado especialmente para comemorar seus 20 anos de carreira internacional. Na seqüência outra estréia, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) apresenta pela primeira vez no Brasil Tchaikovsky Pas de Deux, de George Balanchine.

Sônia Mota nasceu São Paulo. Nas décadas de 70 e 80 exerceu um papel decisivo na dança contemporânea brasileira como bailarina, professora e coreógrafa. Mudou-se em 1989 para Colônia na Alemanha para aplicar seu método de ensino 'Arte da Presença' em diversas escolas e companhias profissionais da Europa. Em 2005 Sônia retornou ao palco com o solo VI-VIDAS, primeira parte da sua trilogia VIQuaaTRIS sobre o feminino na sociedade contemporânea.

A São Paulo Companhia de Dança foi criada em 2008 pelo Governo do Estado por meio de sua Secretaria da Cultura. Seu repertório abrange desde obras consagradas do repertório clássico até criações contemporâneas. A Companhia tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéias. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes interligadas: Produção de Espetáculos, Programas Educativos e Programas de Difusão e Memória.

O Dança Ourinhos é um projeto selecionado pelo ProAc Festivais de Artes, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e conta com apoio da Secretaria da Cultura de Ourinhos através do programa VivOurinhos. Visite o site do evento: dancaourinhos.com.br.

Nenhum comentário: