7 de mai. de 2009

Grupo francês Les Pietons contagia os moradores da Vila Margarida


Quem passou pela Rua 12 de Outubro, na Vila Margarida, na tarde da quarta-feira, dia 6, se deparou com uma inusitada movimentação. Com seus macacões coloridos, três estranhos personagens eram seguidos por um grupo de pessoas que se encantavam com suas intervenções, produzindo sons nas grades e muros das casas, nas placas de trânsito, nas latas de lixo e nos carros. Até mesmo a viatura policial, solicitada especialmente para acompanhar o cortejo, acabou servindo de instrumento musical.

Foi assim a passagem do grupo francês “Les Pietons” por Ourinhos. O musical “Rue de L’attribut” é uma criação de Jean-Marie Maddeddu e foi apresentado na Virada Cultural, em São Paulo, no último final de semana. Em seguida o grupo iniciou uma série de apresentações pelo interior do estado, como parte da agenda do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura. Em Ourinhos, o concerto vocal-percussivo, forma como o grupo define suas intervenções, aconteceu através do VivOurinhos, programa da Secretaria Municipal de Cultura que propõe, entre outras ações, uma circulação cultural acessível e descentralizada.

O grupo “Les Pietons” (Os pedestres) existe desde 1984 e seus integrantes se definem como “instruhumanos”, poetas e cantores das ruas e das sarjetas. “Rue de L’attribut” é resultado de um trabalho de pesquisa do grupo, buscando novos sons, obtidos através da utilização de tudo que encontram pelo caminho.

Confira mais informações sobre a agenda do Circuito Cultural Paulista em Ourinhos, através do telefone (14) 3302.3344 ou no curtaourinhos.blogspot.com.

Nenhum comentário: