29 de abr. de 2009

Debates e novas propostas no I Fórum de Cultura

Com a participação expressiva de artistas, professores, produtores culturais, estudantes e colaboradores da cultura, o I Fórum de Cultura de Ourinhos reuniu, nos dias 24 e 25, pessoas interessadas em debater a importância das ações culturais no município. Organizados em vários grupos temáticos, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas idéias e propor novos caminhos para a implantação de um efetivo plano de gestão cultural.
A abertura aconteceu no dia 24, no Teatro Municipal Miguel Cury. Após a apresentação artística, o prefeito Toshio Misato destacou o papel do fórum em garantir um espaço aberto para a manifestação e apresentação de propostas. Em seguida, a Secretária Municipal de Cultura, Neusa Fleury, e o Diretor de Programas Culturais, o Dentinho, falaram sobre a importância da cultura, destacando as diretrizes do programa VivOurinhos.
No dia seguinte, sábado, todos se reuniram no Centro Cultural Tom Jobim, onde aconteceram as discussões em torno dos temas estabelecidos pela Secretaria de Cultura. No final do dia, as propostas foram apresentadas para a elaboração do relatório final do fórum. Também já ficou definido que no mês de agosto será realizado o próximo encontro.
Redefinição das ações de alguns equipamentos culturais, a ocupação de espaços que tornem acessíveis essas ações, a ampliação das oficinas de criação e o apoio a diversidade artística foram alguns dos temas propostos. Outra questão abordada no fórum foi a o papel das ações culturais nos processos de aprendizagem. Para a professora Cristina Zaniboni, Assessora Pedagógica de Artes da Diretoria Regional de Ensino, “a iniciativa do fórum é fantástica, nós precisávamos de um espaço como este para discutir questões bem relevantes e que abram o olhar das pessoas para a cultura”. Cristina realiza projetos culturais junto às escolas estaduais e acredita que a importância do conhecimento cultural deve estar presente na formação dos professores. Ela lembra o sucesso da experiência realizada em 2008, quando a Diretoria de Ensino participou da 4ª Mostra de Curtas, exibindo filmes nas escolas e promovendo debates com os alunos.
Mais informações sobre o I Fórum de Cultura pelo telefone 14 3302 3344 ou através do e-mail mailto:culturaourinhos.imprensa@gmail.com

Nenhum comentário: