18 de mar. de 2009

Teatro - espetáculo sobre Cacilda Becker neste sábado (21)

“Meu Abajur de Injeção” abre a temporada 2009 do Circuito Cultural Paulista
O primeiro espetáculo da temporada 2009 do Circuito Cultural Paulista em Ourinhos acontece neste sábado (21), é o espetáculo teatral “Meu Abajur de Injeção”. Monólogo sobre Cacilda Becker e o teatro, a peça traz em cena uma atriz que conta passagens da trajetória artística e pessoal de Cacilda. A apresentação de Meu Abajur de Injeção será às 20h no Teatro Municipal Miguel Cury. A entrada é franca e os convites devem ser retirados com antecedência.

Com poesia e bom humor, a história de Cacilda é o fio condutor desta peça, que revive a realidade de ser artista no Brasil nas décadas de quarenta, cinqüenta e sessenta. Através do texto e da música criados especialmente para a peça e com recursos teatrais essenciais e contundentes, a peça propõe uma reflexão sobre a arte a partir da vivência de uma artista.

Quem interpreta Cacilda Becker nesta montagem da Macaúba Produções é a atriz Luciana Carnieli, que assina também a dramaturgia e a concepção do espetáculo. Formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP (Universidade de São Paulo) Luciana conta que não teve a oportunidade der ver Cacilda em cena, porque nasceu depois de sua morte em 1969. “Mas ao me deparar certa vez com a página de um livro que mostrava vários rostos dela vivendo personagens diferentes, encantei-me por aquela “mulher plural”. Desde então comecei a pesquisar Cacilda Becker”. “Pesquisei a história de Cacilda Becker por quinze anos e assim nasceu Meu Abajur de Injeção. Um espetáculo que revisita um pouco a história da atriz que teve o auge de sua carreira nas décadas de cinqüenta e sessenta, e faz um paralelo com o teatro atual”, conta a atriz.

Com direção de Georgette Fadel o espetáculo traz elementos de encenação que servem a atriz e têm o tamanho de suas necessidades. A cenografia, os adereços e o figurino têm como missão revelar o mundo atemporal onde essa atriz se encontra. Uma mistura do tempo e de personalidades, tão coerente com a presença camaleônica de Cacilda.
A iluminação é parte importantíssima da encenação, onde está presente um abajur, em alusão ao próprio nome do espetáculo, propondo pontos de luz distintos e relacionados diretamente com o pensamento da atriz. A música composta para piano tem seu instrumental gravado e pontua todo o espetáculo.

Meu Abajur de Injeção tem 1 hora de duração e é recomendado para maiores de 14 anos. O Teatro Municipal Miguel Cury fica na rua 09 de julho, 496 – Centro. Mais informações pelo telefone 14 3302 1400.

Um comentário:

EDU BALA disse...

Super espatáculo....Cassilda Becker um dia disse: "Não me peça pra eu dar de Graça a unica coisa que eu tenho pra vender". Sábias palavras, principalmente pra nós que trabalhamos com CULTURA.