17 de set. de 2008

A ESPERA, filme de Fernanda Teixeira

Confirmada a participação do curta A Espera, um dos dois filmes brasileiros selecionados para a Semana Internacional da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes, que aconteceu em maio deste ano. A Semana da Crítica é a mais antiga mostra paralela daquele festival e tem como vocação descobrir novos talentos. Por este motivo seleciona apenas filmes de estréia ou no máximo as segundas obras de cineastas.O primeiro filme de Fernanda foi Transtorno, que como A Espera, tem a velhice como tema. Em entrevista a revista especializada em cinema Moviola Fernanda Teixeira diz que o motivo de a velhice ser um tema recorrente em seus dois primeiros filmes, está ligado a escolhas estéticas. “A velhice me interessa mais do que a juventude. Acho que não conseguiria fazer um curta adolescente. Nunca fui uma adolescente típica. Aquilo nunca me interessou nem quando eu tinha aquela idade.”Transtorno foi seu filme de conclusão do curso de cinema e esteve em muitos festivais por todo o país, mas é com A Espera que a cineasta estréia fora do Brasil. O curta conta a história de um idoso à espera da hora de morrer. É um filme calcado em seu cotidiano, que acompanha as pequenas coisas que o homem faz em seu dia-a-dia. A câmera não o deixa, fica colada no personagem quase a totalidade do filme.

A Espera
Fernanda Teixeira
35mm, 2007, cor.
15,5min.
Brasil
Cotidiano de um homem que espera pelo momento de sua morte, acompanhado apenas por seu cão.
Premiação: Prêmio de Melhor Ficção Video Independente - XV Gramado Cine Vídeo
Escola: Pós Graduação em Direção de Arte – UNESA.

Nenhum comentário: